A Melhor Maneira de Organizar Seu Guarda-Roupa

Organizar o quarto sempre é uma tarefa difícil. Quando o assunto é organizar o guarda-roupa, fica mais complicado ainda. Acumular roupas e acessórios é inevitável, mas o que fazer quando todo esse acúmulo acaba com o espaço de seu armário? Para organizar um guarda-roupa, é preciso dois requisitos: tempo e força de vontade. Tempo para bolar um planejamento, e força de vontade para desapegar das roupas que você não usa. Se você está se perguntando como organizar um guarda-roupa, este artigo é perfeito para você. Continue lendo para aprender as técnicas perfeitas para deixar seu armário lindo e organizado.

 

 

Esvaziar e limpar o guarda-roupa

Apesar de parecer simples, este é um dos passos mais demorados do processo. Tire todas as roupas de dentro e esvazie completamente seu armário. Abra todas as portas, remova as gavetas e tudo mais que estiver ali. Com auxílio de um pano, tire o pó e limpe-o por dentro. Um simples espanador de pó pode dar conta do errado, assim como um lustra móveis. Evite usar álcool ou água sanitária, uma vez que eles podem causar manchas na madeira.

Desapegando das roupas antigas

Chegou a hora difícil: desapegar das roupas que não usa mais. Tenha paciência, pois esta parte vai tomar um bom tempo, além de exigir muito esforço psicológico. Vamos ensinar agora uma tática perfeita para se desfazer de roupas antigas da maneira correta:

Como organizar um guarda roupa com roupas acumuladas
O inverno é a melhor época do ano para desapegar dos agasalhos e doá-los a quem precisa.
  • Guarde: roupas que você não consegue viver sem. Seu uniforme, a calça jeans que você usa todo dia, sua roupa favorita pra sair, e as peças te fazem sentir bonita e confiante. Olhe além da beleza das peças: este vestido é lindo, mas você vai usá-lo mais que uma vez ao ano?
  • Jogue fora: peças manchadas, rasgadas ou que estejam em péssimas condições. Não doe nem venda roupas que estejam rasgadas – o lugar delas é servindo como pano de chão.
  • Venda: roupas de marca, bolsas, sapatos seminovos e tudo que você quase não usou. Você pode anunciá-las online, ou vendê-las e até trocá-las em um brechó.
  • Doe: roupas usadas que você já não gosta mais, ou que são lindas mas não combinam com seu estilo. Abrigos e instituições de caridade vão achar novos donos que precisam mais das roupas que você. Assim, você faz alguém feliz da mesma forma que você esteve quando viu aquela peça pela primeira vez.

 

 

 

Como organizar um guarda roupas por cor
Note como fica fácil encontrar cada peça em um guarda-roupa organizado por cor.

Como organizar as roupas em um guarda-roupa

Para organizar as roupas, precisamos pensar além da estética e focar na praticidade. É importante que as roupas que você usa para trabalhar estejam à mão. Caso contrário, o guarda-roupa voltará a ficar bagunçado com o passar do tempo. Se você não tem muito espaço disponível, confira agora estas dicas para organizar guarda-roupa pequeno! Neste artigo, você aprenderá os melhores métodos para aproveitar e otimizar o espaço de seu armário.

A melhor maneira de organizar seu guarda-roupa

Para organizar as roupas, temos três métodos diferentes. O primeiro método foca na praticidade. A dica principal é identificar quais seções e prateleiras do armário são mais fáceis de acessar. Nelas, coloque as roupas que você mais usa. Em seguida, distribua as outras nas áreas restantes.

O segundo método visa separar as roupas por ocasião. As roupas para trabalhar ficarão em uma prateleira, ao passo que as roupas para ficar em casa estarão em outra prateleira, as roupas para sair à noite em outro lugar, e por aí vai.

Por último, temos o método mais comum: separar as roupas por categoria. Calças em uma parte, saias em outra, blusas em um canto e assim por diante. Uma ideia divertida é separar as roupas por cores. Isso que garante um visual lindo ao seu guarda-roupa.

 

 

 

Como dobrar roupas do jeito certo
Dobre a barra e traga os dois lados da blusa para o meio; então, dobre a camisa no meio e repita a dobra – viu como é facil?!

 

 

Quais roupas pendurar nos cabides?

Essa questão depende de quanto espaço você tem disponível para cada seção. Se você tem um belo espaço tanto no cabideiro quanto nas prateleiras, faça do seguinte modo: dobre os pijamas, roupas de ginástica, biquínis e outras roupas que você não usa tanto assim. Deixe penduradas as roupas que você usa frequentemente. Assim, você cria um sistema fácil que colabora contra a correria do dia a dia.

A única peça de roupa que sempre deverá estar dobrada são os agasalhos – principalmente moletons. Por serem roupas pesadas, acabam ocupando muito espaço no guarda-roupa. Desse modo, você pode simplesmente dobrá-las e guardá-las na prateleira menos interessante do armário.

Qual é o melhor jeito de dobrar roupas?

Sem dúvida alguma, a melhor técnica para dobrar roupas é seguindo o método KonMari. Ele consiste em dobrar as roupas escondendo as mangas, golas e barra. Assim, todas as peças ficam padronizadas e o guarda-roupa tem um ar mais harmonioso. Confira na imagem abaixo o passo a passo para dobrar suas roupas como um profissional.

 

 

 

 

 

 

Como economizar espaço na hora de guardar roupas

Para aproveitar o espaço e usá-lo conscientemente, aqui vão algumas dicas na hora de guardar roupas:

Como organizar as roupas com embalagem a vácuo
Veja como o tamanho das roupas diminui quando usamos uma embalagem à vácuo.
  • Enrolando as roupas: ao invés de dobrar, enrole as roupas e guarde-as na gaveta. Essa técnica poupa muito espaço, além do resultado ser muito bonito.
  • Organizador pendurável: se você não tem muitas prateleiras disponíveis, uma boa opção é comprar um organizador pendurável – eles criam muito espaço adicional para roupas e sapatos.
  • Embalagens à vácuo: na hora de guardar as roupas que você não usa muito, considere uma embalagem à vácuo! Você pode usar uma sacola e um aspirador de pó para criar este efeito e poupar muito espaço no guarda-roupa.
  • Acompanhe as estações: quando estiver no verão, guarde os agasalhos em outro lugar. Quando o inverno chegar, substitua as regatas e shorts pelos casacos que você havia removido.

Como pendurar roupas no cabide do jeito certo

Pendurar as roupas não é tão simples quanto apenas encaixá-las no cabide. Se colocadas de maneira torta, ou então num armário muito acumulado, elas acabarão amassadas e podem até acabarem deformadas. Dessa forma, confira agora as melhores dicas para garantir que você está guardando suas roupas do jeito certo:

  1. Coloque os cabides no mesmo sentido, com todas as roupas viradas para a mesma direção;
  2. Comece com as roupas mais curtas, e aumente progressivamente para criar um efeito “escadinha”;
  3. Caso a roupa seja longa demais, dobre-a no meio e coloque no cabide ao invés de pendurá-la;
  4. Se possível, tente manter as cores em ordem para uma estética ainda mais agradável;
  5. Caso seu guarda-roupa tenha dois andares para pendurar roupas, coloque as de tecido mais grosso no andar de baixo, para que o armário não pareça lotado e sufocante;
  6. Quando for usar uma roupa pendurada, volte o cabide para o mesmo lugar que você tirou, para que você possa colocar a roupa novamente no mesmo lugar e manter a ordem.

 

Deixe um comentário