8 Dicas Para Decorar a Mesa de Jantar

As decorações na mesa de jantar são o prato principal de um jantar importante, ou de uma reunião com os amigos. Até mesmo no dia a dia, ter uma mesa bem arrumada para nossas refeições faz toda a diferença. Seja em mesas redondas, quadradas ou numa mesa retangular, e especialmente para as mesas de jantar grandes e compridas: a decoração é indispensável. É ela que traz vida e alegria para a refeição, quer seja um evento especial ou apenas o jantar de quinta-feira.

Todavia, muitas pessoas têm dificuldades em saber o que colocar em cima da mesa de jantar. Na hora de decorar a mesa, é preciso levar alguns pontos em consideração. Se você quer saber quais são esses pontos e como escolher o centro de mesa ideal para a sua casa, não deixe de conferir este post. Para te ajudar, nós separamos 8 dicas indispensáveis na hora de decorar a mesa de jantar. Sem mais delongas, vamos começar o artigo!

 

 

Formatos diferentes de mesa de jantar
Existem vários formatos de mesa de jantar para se escolher.

1. Leve o formato da mesa em consideração

Antes de mais nada, é importante dizer que a decoração varia de acordo com o formato da mesa. Uma mesa de jantar pequena requer decorações muito mais delicadas que uma mesa de jantar longa, por exemplo. Se você ainda está escolhendo a sua mesa de jantar, confira algumas dicas:

  • Salas longas e compridas são perfeitas para uma mesa retangular de 4 lugares ou mais;
  • Uma mesa redonda em uma sala de jantar quadrada é perfeita, pois ela traz um ar convidativo e incentiva a conversa entre os convidados;
  • Salas de jantar pequenas também fazem bom uso da mesa de jantar redonda ou quadrada.

 

 

Mesa de jantar arrumada no dia a dia com vaso de flores sala de jantar decorada
Um simples vaso florido é suficiente para manter a mesa bem decorada no dia a dia.

2. Arrume a mesa todo dia

Praticar o hábito de arrumar a mesa todo dia é fenomenal para dar um up na decoração da casa. Depois de aprender o que é e todos os elementos que compõem uma mesa posta, é hora de partir para a decoração. Vasos de flores ou de plantas são perfeitos para trazer vida, e dar um toque de cor ao ambiente. Se quiser uma sugestão, as orquídeas são flores lindas, mas difíceis de cuidar – então escolha uma apenas se você já tem prática com jardinagem. Por outro lado, as suculentas são opções perfeitas para quem não tem o dedão verde.

Se não quiser flores, pode optar por um conjunto de vasos decorados. Eles podem conter galhos, flores secas ou estarem apenas vazios, mesmo. Usar uma luminária diferentona ou velas no centro da mesa também é uma ideia ótima, e super charmosa. Outra opção de decoração para o dia a dia são as toalhas de mesa. Você pode investir em toalhas de alta qualidade com bordados, estampas e cores diferentes. Além disso, os trilhos de mesa são uma ótima opção, especialmente para uma mesa longa e retangular. Se preferir algo mais simples, opte por um jogo americano visualmente bonito.

 

 

Conjunto de vasos centro de mesa para decorar mesa de jantar
Este conjunto de vasos escuros, por exemplo, traz elegância e sofisticação ao ambiente.

 

3. Opte por vasos

Em primeiro lugar, qual é a decoração que vem à nossa cabeça quando pensamos em uma mesa bem arrumada? Certamente, é um vaso! Um toque verde ou colorido é sempre bem vindo à mesa. Além disso, os vasos e tigelas nem sempre precisam comportar flores ou elementos naturais. Você pode apostar em uma tigela de esferas decorativas, por exemplo. Centros de mesa e vasos em alturas variadas são essenciais para criar um visual interessante e cheio de contraste. Eles aumentam o nível da decoração de qualquer cômodo. Além disso, funcionam particularmente bem em mesas de jantar.

 

 

 

 

 

Mesa de jantar com toalha estampada e jogo americano laranja
O jogo americano laranja combina perfeitamente com a estampa da toalha, sem criar um visual bagunçado e cafona.

4. Toalha de mesa ou jogo americano? Ambos!

Na hora de pôr a mesa, é sempre difícil decidir o que fica melhor: o jogo americano ou a toalha. Bom, e por que não os dois? Combinar os tapetes de mesa com toalhas é uma forma elegante de enfeitar ainda mais a sua mesa. Além disso, essa combinação fica perfeita em eventos mais formais. Para não ter como errar, faça da seguinte forma: invista em uma toalha estampada, e um jogo americano de cor sólida. É importante que o jogo tenha a cor parecida com uma das cores da toalha. Se preferir, também pode combinar da maneira inversa. O importante é não exagerar e escolher dois elementos gritantes. Outra opção interessante é escolher cores contrastantes. Por exemplo, use uma toalha de mesa branca e um jogo americano preto. Dessa forma, a mesa fica com um visual moderno, contemporâneo e decididamente chic.

 

 

 

 

 

 

Mesa sala de jantar decorada com fruteira maçãs verdes e vaso de planta
O vaso e as maçãs verdes são suficientes para alegrar e transformar o ambiente.

5. Dê um toque de cor

É fato que as cores neutras são maravilhosas, e a escolha número um quando o assunto é decoração. No entanto, um ambiente monocromático pode ser entediante, caso a cor principal seja uma cor neutra – como o bege. Para transformar completamente o visual da sua sala de jantar, adicione um elemento colorido. Escolha uma escultura, um vaso ou qualquer centro de mesa em cores vibrantes, como azul, vermelho, verde ou amarelo.

6. Use um trilho de mesa

Lembra dos trilhos de mesa? Pois é, existem inúmeras formas de utilizá-lo na hora de decorar a mesa. Para uma mesa quadrada ou não tão extensa, por exemplo, você pode utilizar vários trilhos e cruzá-los no meio da mesa. Outra opção é usar um trilho de mesa simples e discreto, mas enfeitá-lo com flores ou folhas. A decoração com folhagens está super em alta, e você não quer ficar de fora dessa tendência tão natural e refrescante.

 

 

 

 

 

Conjunto de vasos de vidro com flores amarelas para decorar mesa de jantar
Estes vasos iguais de vidro com flores amarelas, por exemplo, são perfeitos para decorar uma mesa longa.

7. Ao invés de um vaso, use vários

Tem uma mesa de jantar longa que está parecendo vazia e solitária? Por que não preenchê-la com vários arranjos florais? Ao invés de apenas um vaso florido, use um par ou até mesmo um trio de vasos iguais. É importante manter o mesmo arranjo de flores em todos os vasos. Apenas alterne as flores se você tem conhecimento em botânica, e sabe quais combinar. Afinal, uma bagunça florida ainda é uma bagunça – e nós queremos uma mesa bem decorada e organizada acima de tudo.

8. Aposte nas frutas ou vegetais

As fruteiras são um elemento decorativo vintage, de certa forma. Mas isso não quer dizer que perdeu seu encanto. As fruteiras são decorações atemporais, e sempre são bem-vindas em qualquer ambiente, seja na cozinha ou na sala de estar. Como vimos anteriormente, nunca é uma má ideia dar um toque de cor ao ambiente. Isso fica ainda melhor se são cores naturais, como as de frutas ou vegetais. Uma cesta com frutas e verduras da época pode ser a decoração perfeita, além de abrir o apetite dos convidados.

 

 

Conclusão

Como vimos, existem diversas formas de decorar a sua mesa de jantar. Claro que as decorações todas dependem do formato da mesa. E o formato da mesa depende, por sua vez, do formato do cômodo. Felizmente, agora você já sabe como escolher o melhor móvel para a sua casa. Para decorá-la, você pode apostar nas decorações naturais ou nas toalhas de mesa. Uma ideia interessante é misturar toalhas de mesa com um jogo americano que combine. Fruteiras e esculturas também são opções pra lá de clássicas e cheias de estilo. Pratique todos os dias, e em breve você será um decorador profissional!

Deixe um comentário