7 Métodos Naturais Para Acabar com Cheiro de Mofo na Cozinha

Uma cozinha perfumada é coisa de outro mundo. Quando cozinhamos, o cheiro delicioso que invade a casa não tem preço. Todavia, é muito comum nos depararmos com uma cozinha malcheirosa. Este cheiro ruim pode se originar de diversos fatores. Às vezes, pode ser um alimento estragado na geladeira ou no fundo do armário. O mais comum, no entanto, é o cheiro de mofo. E não só na cozinha: o mofo pode aparecer em vários lugares da casa. Se o seu problema está no quarto, confira nosso post com as melhores dicas para evitar mofo no guarda-roupa. Agora, se é a sua cozinha que está embolorada, continue lendo! Neste artigo, vamos te ensinar como tirar cheiro de mofo do armário da cozinha com 7 ingredientes naturais.

 

 

Estante industrial de madeira na cozinha
Uma bela estante de madeira pode ser a solução para uma cozinha livre de mofo.

 

Como o mofo aparece?

Antes de mais nada, precisamos entender como o mofo aparece. O mofo é um fungo filamentoso que surge, normalmente, em lugares escuros e úmidos. Este tipo de fungo é responsável pelo deterioramento de alimentos. Se você tem problemas com goteira ou infiltração, pode estar sujeito ao aparecimento de mofo. Além disso, uma alta umidade no ar também pode causar este problema. A melhor solução para evitar o mofo é alterar seu armazenamento. Ao invés de usar armários de cozinha, tente investir em prateleiras ou estantes para comportar seus utensílios. Móveis abertos e bem ventilados são a saída para evitar completamente o mofo. Caso esta não seja uma opção, continue lendo para descobrir como acabar com o cheiro de mofo nos armários da cozinha.

 

 

 

 

Como remover mofo com vinagre
O vinagre é o aliado perfeito na hora de acabar com o bolor.

Como tirar cheiro de mofo com vinagre

O vinagre é o principal ingrediente na maioria das receitas de limpeza. A sua acidez é capaz de eliminar germes e fungos com delicadeza – em oposição à água sanitária, que acaba agredindo a madeira e outros materiais. Além de desinfetante, o vinagre também é um desodorante natural. Ou seja: é capaz de acabar com qualquer mau cheiro. Se você não gosta do cheiro do vinagre, pode adicionar algumas gotas de óleo essencial à mistura. Confira:

  • Encha uma bacia com água e acrescente uma boa esguichada de vinagre;
  • Posicione a bacia dentro do armário embolorado;
  • Após 24h, remova a bacia – o cheiro terá sumido.

 

 

Como remover mofo com carvão
Além do carvão em barra, temos o carvão ativado em pó ou granulado, que é ultra eficaz na remoção de odores.

 

 

Como tirar cheiro de mofo com carvão

O carvão também tem propriedades desodorizantes e desumidificantes. Ele é muito utilizado para remover o mau cheiro dos armários. É bem simples: basta colocar um pedaço de carvão dentro do armário. Em alguns minutos, o carvão vai absorver todo o cheiro ruim, e seu armário estará novo em folha. Para reutilizar o carvão, basta deixá-lo ao sol por uma ou duas horas.

 

 

 

Como tirar cheiro de mofo com bicarbonato de sódio

O fermento químico ou bicarbonato de sódio é uma alternativa barata e rápida para acabar com o mau cheiro em geral. O método é bem fácil:

  1. Coloque um pacote de bicarbonato de sódio aberto dentro do armário – se preferir, polvilhe o bicarbonato por toda a superfície;
  2. Para uma limpeza super efetiva, misture partes iguais de água e vinagre em um borrifador;
  3. Borrife por todo o armário, e não se assuste! O vinagre vai reagir com o bicarbonato, causando uma leve efervescência;
  4. Com luvas de borracha, use um pano limpo para esfregar toda a superfície do armário;
  5. Para finalizar, apenas use um pano seco para remover a mistura e secar o armário.

 

 

 

 

Como remover mofo com silica gel
Nunca jogue estes saquinhos no lixo – eles têm mais utilidade do que você pensa.

Como tirar cheiro de mofo com silica gel

A silica gel é comumente encontrada em remédios, bolsas e outros itens, para evitar a umidade. Na próxima vez que encontrar um pacote de silica gel, não jogue fora! Ela é outro agente natural com propriedades desodorizantes e desumidificantes.

Além disso, ela é especialmente útil se você vive em uma área com alta umidade no ar. Para resolver o cheiro de mofo, basta deixar alguns pacotes de silica gel pelo armário. Em pouco tempo, o cheiro terá sumido completamente

 

 

 

 

 

Como remover mofo com aveia
Além de ser super nutritiva, a aveia ainda nos ajuda na faxina da casa.

Como tirar cheiro de mofo com aveia

Pouca gente sabe, mas a aveia em grãos é especialmente útil para remover qualquer mau cheiro. É bem fácil: basta colocar um prato raso com aveia dentro do armário. Dentro de algumas horas, a aveia terá absorvido todo o cheiro ruim. Então, basta jogá-la no lixo e aproveitar seu armário cheiroso novamente.

Como tirar cheiro de mofo com limão

O limão, assim como o vinagre, é um agente ácido muito útil na limpeza. Ele ajuda a neutralizar o cheiro de mofo. Basta espremer um limão em um pires ou prato raso, e deixá-lo dentro do armário. Além de acabar com o cheiro de bolor, o limão vai deixar um aroma agradável. Agora, na próxima vez que você for abrir o armário da cozinha, será recebido por um cheiro refrescante e tropical.

 

 

 

Como tirar mofo com café
Quem aí não gosta do cheiro de café fresquinho pela manhã?

Como tirar cheiro de mofo com café

O café em grãos ou moído é ótimo para acabar com cheiros desagradáveis. Assim como o carvão, ele também é muito utilizado em armários, especialmente para deixar o guarda-roupa cheiroso. Para isso, você deve usar os próprios grãos ou pó de café, e não a borra. Basta colocar um saco de café aberto dentro do armário, e pronto! O café vai dar conta do resto pra você. Chega de gastar para fazer faxina! A maioria dos produtos de limpeza contém químicos muito agressivos que podem comprometer nossa saúde. Além disso, eles podem prejudicar o material que estamos tentando limpar – e aí a bagunça fica fora de controle.

A água sanitária, por exemplo, é excelente para acabar com mofo no banheiro. Nos armários da cozinha, todavia, ela acaba mais prejudicando do que ajudando. O cloro pode desbotar e manchar drasticamente a madeira. Com as nossas dicas, você já sabe 7 ingredientes naturais que são grandes aliados na hora da limpeza. Com eles, você poderá acabar não só com o cheiro de mofo, mas com qualquer cheiro ruim na casa.

Deixe um comentário