7 Inspirações para Decorar a Mesa de Centro + 3 Dicas Essenciais

Existe uma infinidade de opções para decorar a mesa de centro da nossa sala de estar. Seja com toalhas de mesa, abajures, livros ou centros de mesa, os estilos variam muito – cada um com seu charme particular. A mesa de centro é, por si só, um móvel muito bonito e com alto potencial decorativo. Com modelos que variam desde o tradicional até mesmo ao contemporâneo, industrial ou rústico. Decorações naturais ou minimalistas são tendências atemporais. Enfim, as escolhas são diversas.

É por isso que a nossa redação separou 7 decorações de mesa de centro maravilhosas para te inspirar. Além disso, vamos contar três dicas importantíssimas para se ter em mente na hora de decorar as mesinhas da sua casa. Se você quer saber o que colocar na mesa de centro para criar uma bela decoração para o ambiente, continue lendo!

Você pode conseguir este mesmo efeito decorando com plantas um aparador bar com rodinhas de madeira.

 

 

1 – Tudo natural

Em primeiro lugar, as plantas são sempre a escolha perfeita para a decoração. Um singelo vasinho com folhas verdes é capaz de trazer mais vida e frescor ao seu lar. Para um visual mais exuberante, escolha vasos bem decorados e plantas folhosas, como as samambaias. As mesas de centro brancas são maravilhosas, e trazem muito mais destaque à planta. Se não quiser ter tanto trabalho na hora de cuidar, opte por cactos ou suculentas: são plantinhas de baixa manutenção, que sobrevivem com facilidade.

 

 

 

Decoração de mesa de centro com bandeja e velas
A bandeja une todos os objetos, por mais diferentes que eles sejam.

2 – Bandeja

Decorações como jarras e vasos vazios, velas e esculturas são muito atraentes, de fato. No entanto, muitas vezes os itens podem parecer desconexos entre si. Dessa forma, complemente a decoração com uma bandeja – ela vai unir todos os elementos em um conjunto super harmonioso. Além disso, vai dar muita personalidade ao resultado. Uma mesa de centro redonda é ideal para essa opção.

 

 

 

 

 

Mesa de centro retangular com trilho de mesa decoração
As mesas de centro de madeira ficam maravilhosas com um trilho de mesa por cima.

 

 

3 – Use trilhos de mesa

Ao invés de usar toalhas de mesa ou guardanapos, tente os trilhos de mesa. Se você ainda não tem muitas decorações para posicionar na mesa, um tecido bem escolhido já é mais que suficiente. Para um ar mais clássico, opte por um trilho de mesa rendado. Já para um toque moderno, um trilho preto de cor sólida sobre uma mesa de centro branca é sensacional. Essa mesa de centro redonda de madeira é perfeita para receber um trilho decorado.

 

 

mesa de centro decorada com tigela de frutas fruteira
Repare como as maçãs deram um toque de vida ao cômodo de cores neutras.

4 – Frutado

Gosta das decorações naturais, mas não quer ter plantas dentro de casa? Uma decoração com frutas é a escolha ideal para você. Elas trazem calor e diversão ao ambiente, e um toque de cor sempre é bem-vindo. Além disso, seu cômodo vai ter um aroma frutado que é a cara do verão.

5 – Minimalista e simples

Para quem prefere uma decoração mais básica e elegante, tente uma tigela de cerâmica com algumas pedras brancas. Podem ser esferas de mármore, bolas de galhos ou até mesmo bolinhas de árvore de natal. É possível criar diversos visuais dependendo da escolha das cores e materiais. Invista numa mesa de centro marmorizada para um aspecto elegante e sofisticado.

 

 

 

 

Decoração mesa de centro souvenirs lembrancinha de viagem
As lembrancinhas de viagem trazem vida e alegria ao cômodo.

 

6 – Souvenirs de viagens

Se você ama viajar ou está sempre recebendo presentinhos dos amigos e familiares, é uma ótima ideia exibi-los sobre a mesa de centro da sala. Você pode dar destaque para um objeto especial, por exemplo, ou mostrar toda a sua coleção de souvenirs para as visitas. Essa mesa de centro com dois andares é perfeita para exibir todos os seus bibelôs e lembrancinhas.

7 – Coleções

Você coleciona alguma coisa? Se sim, que tal usar a mesa de centro como mostruário? Ademais de ser uma decoração muito autêntica e interessante, vai ser um ponto de conversa para todos os seus convidados. Seja uma coleção de selos, notas ou moedas antigas, a mesa de centro é a melhor vitrine.

 

 

BÔNUS: 3 Dicas Cruciais Para Decorar a Mesa de centro

Conjunto de mesa de centro decorado
Os conjuntos de mesa de centro são super sofisticados e muito fáceis de se decorar.

1. Equilíbrio é a chave:

Quando estiver decorando sua mesa de centro, preste atenção ao tamanho dos elementos. Usar decorações todas do mesmo tamanho pode causar um visual monótono ou simples demais. É preciso criar algumas variações de formas e tamanhos para conseguir um visual interessante!

2. Cuidado com a altura:

Trabalhar com todos os objetos na mesma altura pode ser arriscado. Se não houver variedade de tamanho, as decorações podem acabar perdidas no ambiente. Tente sempre alternar a altura dos objetos: empilhe alguns livros, por exemplo. Para resolver facilmente essa questão, aposte em um conjunto modular de mesas de centro.

3. Regra de três:

A regra de três também se aplica na decoração, mas um pouco diferente. Quando estamos em dúvida entre dar destaque a somente um item, ou exibir toda a nossa coleção, fazemos o seguinte: posicionamos apenas três objetos. Escolha três decorações com alturas diferentes, e posicione-as na mesa da forma que achar melhor – não tem como dar errado.

 

Conclusão

Enfim, estas são as três regras principais para lembrar na hora de fazer a decoração da mesa de centro. Para resumir, é preciso ter variedade entre alturas, formas e tamanhos. Se não souber quantos objetos posicionar, use a regra de três. Depois de ler todas essas regras e conferir as sete inspirações, você já está mais que qualificado para renovar a decoração da sala de estar. É hora de deixar a criatividade fluir e pôr a mão na massa!

Deixe um comentário