7 Dicas Para Deixar os Armários de Madeira Brilhando

Os armários de cozinha feitos de madeira são, sem dúvida, um móvel atemporal e cheio de estilo. No entanto, eles sofrem todo dia com a exposição ao óleo e gordura enquanto cozinhamos. Com o tempo, vamos encontrando várias migalhas, manchas e marcas de mão. Isso faz com que os armários fiquem com um aspecto nada agradável. Na hora da faxina, é importante conhecer bem os produtos de limpeza. Com um pouco de descuido, qualquer produto químico pode acabar agredindo a madeira e danificando o verniz. Por isso, a melhor opção é utilizar sempre produtos naturais.

Todo mundo quer um armário brilhando de tão limpo, mas pouca gente sabe como conseguí-lo de fato. Por esse motivo, neste artigo nós separamos 7 dicas de como limpar armário de madeira de maneira fácil e rápida. Tenha em mente que o material e a cor dos armários influenciam muito neste processo, então se você quer saber como limpar armário branco, não deixe de conferir este post. Agora, sem mais delongas, vamos começar!

 

 

Como limpar armário de madeira com vinagre
Coloque a mistura em um borrifador para facilitar.

1. Limpar armário de madeira com vinagre

Para limpar os armários de madeira com vinagre, basta fazer uma mistura de partes iguais de vinagre e água. O vinagre é muito eficiente para higienizar e limpar a gordura, mas sem agredir a madeira como a água sanitária o faria. Se você não gosta de usar vinagre na limpeza, misture uma colher de chá de detergente neutro em um copo de água. Apenas lembre-se de não usá-la em excesso, já que muita água e umidade pode fazer com que a madeira inche ou com que surja mofo nos armários. Não use em hipótese alguma limpadores multiuso nos armários de madeira. Na fórmula de diversos produtos como este há componentes químicos que causam a descoloração da madeira.

 

 

2. Sempre limpe os armários depois de cozinhar

Depois de cozinhar, os armários acumulam uma grande quantidade de farelos e gordura, mesmo que não seja tão perceptível aos olhos. Desse modo, após cozinhar, use um pano de microfibra com a mistura de vinagre para limpar a superfície e as portas dos armários. Fazendo isso, você consegue manter seus armários limpos por mais tempo, e ainda facilitar na próxima vez que for fazer faxina. Apenas lembre-se de, novamente, torcer o pano para que ele não esteja totalmente encharcado, uma vez que a água em excesso pode ser prejudicial.

3. Limpe frequentemente a parte de dentro dos armários

Os armários de comida sempre acabam com um farelo ou outro. O armário de temperos, então, sempre tem partículas dos condimentos que usamos para temperar. O ideal é que se realize uma limpeza na parte de dentro dos armários a cada 15 dias. Retire todos os itens de dentro do armário, e use ou a mistura de vinagre ou a de sabão para limpar toda a parte interna. Antes de guardar tudo, use um pano limpo para secar o interior do armário – e certifique-se de que ele esteja bem seco antes de guardar os itens novamente.

 

 

Como limpar a cozinha do jeito certo
Pode não parecer, mas a cozinha é uma área bem empoeirada.

4. Tire pó dos armários com frequência

Com o tempo, a gordura que impregna nos armários funciona como uma cola: ela gruda todas as partículas de poeira na superfície, formando uma crosta de difícil remoção. Para evitar todo esse trabalho, tire o pó dos armários com certa frequência. Para maior praticidade, invista em um espanador. Assim, você consegue tirar o pó dia sim, dia não, sem precisar tirar todos os seus objetos de cima do armário. Dessa forma, você consegue uma cozinha mais limpa e mais fácil de limpar na hora da faxina.

 

 

 

5. Invista em um sabão para madeira

Os detergentes ou sabões limpadores de madeira normalmente são feitos à base de algum óleo natural. Este óleo é capaz de remover a gordura da cozinha, lustrar a madeira e deixá-la completamente limpa sem danificações. Ele é mais potente que as misturas de sabão ou vinagre, então é bom ter um em casa para quando a cozinha estiver muito suja. Para utilizar, basta aplicar o produto nos armários com auxílio de um pano de microfibra, em movimentos circulares e sem fazer força. Então, você só precisa de um pano limpo para remover o produto e toda a sujeira. Em um piscar de olhos, sua cozinha estará nova em folha!

6. Utilize bicarbonato de sódio para limpar a sujeira incrustada

Qualquer comida ou bebida que derrame e não seja imediatamente limpa, vai secar e se transformar em uma crosta. Aqui, o bicarbonato de sódio vai absorver essa crosta sem danificar a madeira. Para isso, basta fazer uma mistura de bicarbonato e um pouco de água – bem pouco mesmo, apenas para formar uma pasta. Use um pano de microfibra para aplicar essa pasta diretamente sobre a sujeira incrustada. Se ela estiver difícil de sair, deixe o bicarbonato agindo sobre a mancha por cerca de 15 minutos. Caso seja necessário, você pode também usar uma espátula para raspar delicadamente a sujeira para fora.

 

 

Como passar lustra móveis no armario de madeira
Todo esse brilho só é possível graças a um bom lustra móveis.

7. Aplique cera ou lustra-móveis depois de limpar

A cera ou o lustra-móveis dão um toque reluzente à madeira, deixando em evidência toda a sua elegância e tradicionalidade. No mercado, temos produtos com diversas funções, desde os que oferecem um alto brilho até os lustra-móveis mais discretos. Para lustrar os armários de madeira, basta aplicar o produto escolhido com um pano de microfibra, em movimentos circulares. Tenha paciência e trabalhe em uma área de cada vez, para garantir que todos os cantinhos do armário estarão bem polidos.

Conclusão

Caso seu armário esteja muito sujo e além de qualquer salvação, não deixe de conferir nosso amplo catálogo de móveis no site da Hansen. Lá, você encontra uma grande variedade de armários em diversos valores e estilos. A satisfação é garantida! Em resumo, existem 7 dicas fáceis que podem te ajudar a manter os armários de madeira sempre limpos. Realizando estes processos regularmente, sua cozinha sempre estará impecável. Não se esqueça de lustrar bem a madeira para embelezá-la ainda mais!

Deixe um comentário