6 Métodos Infalíveis Para Recuperar Roupas Amareladas

Quem nunca guardou uma roupa por tanto tempo que acabou esquecendo da existência dela? O problema é quando as peças ficam guardadas por tanto tempo, que começam a surgir manchas amareladas. É possível recuperar essas peças? Como tirar manchas amarelas de roupas guardadas a muito tempo? As manchas amareladas são causadas por uma reação química chamada oxidação. Isso acontece quando você guarda roupas aparentemente limpas – mas que, na realidade, não estão.

Felizmente, existem muitas formas caseiras de remover este amarelado, seja com água sanitária, pasta de dente e muitos outros métodos caseiros. Mas, primeiramente, o que causa essas manchas amarelas? Como podemos evitar que isso aconteça novamente no futuro? Para saber tudo sobre roupas amareladas por armazenamento, continue lendo!

 

 

Por que as roupas ficam com manchas amareladas?

Maçã oxidada escurecida
Esse processo também é chamado de “escurecimento enzimático”

Não existe sentimento mais decepcionante do que pegar uma roupa para vestir depois de um longo tempo, e encontrá-la toda amarelada. De onde veio esse amarelado? O que são essas manchas? Calma, calma! Vamos explicar tudo por aqui. Como dito acima, as roupas amarelam devido a um processo chamado de oxidação. A oxidação é simplesmente a alteração ou decomposição de produtos químicos ou substâncias dentro de determinados ambientes, em um certo período de tempo. Um exemplo bem comum acontece nas frutas e vegetais: quando cortamos uma maçã, se deixarmos ela intocada por alguns minutos, em breve seu interior começará a escurecer.

O mesmo processo acontece com as roupas! As peças de roupa às vezes podem conter manchas difíceis de se ver, que acabam amareladas depois de um longo tempo no armário. Toda roupa guardada que não esteja 100% limpa tem chances de acabar amarelada. Além disso, também é preciso armazená-las em um local adequado. Se você não possui um móvel adequado para guardar suas roupas em segurança e com qualidade, não deixe de conferir o catálogo disponível em nosso site! Vamos aprender agora o que fazer para evitar as roupas de amarelarem depois de um longo tempo de armazenamento.

 

 

 

Como evitar as roupas amareladas?

Como limpar mancha amarela de suor
As manchas amarelas podem ser causadas tanto pelo suor quanto pela oxidação de outros elementos.

Existem algumas dicas para evitar que suas roupas amarelem no futuro. Lembrando que essas dicas só valem para as próximas lavagens de roupa, viu? As roupas que já estão guardadas ainda estão passíveis de sofrerem com a oxidação.

  • Limpe cada peça de acordo com a maneira indicada na etiqueta: inclusive com a quantidade de sabão recomendada. Usar menos ou mais sabão do que o indicado pode causar alterações no tecido. Seja sabão em pó ou amaciante, exagerar nos produtos pode deixar manchas invisíveis nas roupas que ficarão amarelas com o tempo.
  • Evite usar amaciante: embora o amaciante seja ótimo para as roupas que usamos sempre, como uniformes, e para as roupas de cama, como edredons e colchas, eles podem acabar deixando muitos resíduos nas peças – que também vão amarelar.
  • Limpe qualquer mancha já existente: embora existam muitas manchas difíceis de se ver a olho nu, guardar roupas visivelmente manchadas fará com que estas manchas amarelem ou simplesmente piorem. Sendo assim, remova individualmente qualquer mancha nos tecidos antes de guardar as roupas.
  • Guarde as roupas em uma área com temperatura controlada: principalmente se estiver no ápice do verão. As manchas irão piorar se expostas ao calor ou à umidade. Por isso, prefira sempre guardá-las em ambientes livres de interferência climática, como no fundo do guarda-roupa.

 

 

Como tirar manchas amarelas de roupas com água sanitária
Lembre-se de misturar a água sanitária de acordo com as instruções da embalagem.

Água sanitária para roupas amareladas

Ainda que a água sanitária seja indicada apenas para roupas brancas, ela pode ser especialmente útil para remover manchas amarelas. No caso de roupas brancas, você pode simplesmente adicionar uma tampinha do produto na próxima lavagem de roupas. Se preferir, também pode tratar as manchas isoladamente.

Seja cloro ou água sanitária, ambos são efetivos na remoção de manchas das roupas. Lembre-se de não usar estes produtos em roupas tingidas ou coloridas: as roupas vão acabar ainda mais manchadas, e essa é a última coisa que queremos agora.

 

 

 

 

 

Como tirar manchas amarelas de roupas com pasta de dente
Basta aplicar diretamente sobre a mancha amarela.

Pasta de dente em roupa amarelada

Você sabia que a pasta de dente pode tratar o amarelado de mais coisas além dos dentes? É possível esfregar a pasta diretamente sobre as manchas amarelas, e depois apenas realizar uma lavagem normal. Este é um método que pode não funcionar em manchas mais graves, mas vale a pena tentar. Dê preferência para as pastas de dente com bicarbonato de sódio, ou com propriedades específicas para remover manchas. Então, fica a dica: se você estiver com pressa, a pasta de dentes pode te salvar nesta situação.

 

 

 

 

 

 

Como tirar manchas amarelas de roupas com água oxigenada e bicarbonato de sódio
Uma das misturas mais potentes para clareamento.

Bicarbonato de sódio + peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é nada mais, nada menos que a substância pura da água oxigenada. Junto do bicarbonato de sódio, é um dos mais potentes removedores de manchas amareladas que existem. A reação química entre estes dois produtos é capaz de remover as mais profundas manchas.

Para isso, misture uma colher de sopa de bicarbonato com uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio, deixe efervescer diretamente sobre a mancha por 15 a 30 minutos. Em seguida, basta enxaguar em água fria e lavar normalmente. Se necessário, você ainda pode repetir este procedimento – embora eu duvide que vá ser preciso.

 

 

 

 

Como tirar manchas amarelas de roupas com sol
Se estiver com sorte, seu problema pode ser resolvido apenas pendurando as roupas no varal por um tempo.

Secagem ao sol para roupas amareladas

Muitas vezes, tudo o que você precisa para recuperar uma roupa amarelada é deixá-la ao sol por algum tempo. Lave todas as roupas normalmente e, ao invés de usar a secadora ou um varal coberto, deixe-as secar diretamente sob a luz solar por algumas horas.Se você mora em apartamento, por exemplo, pode ser difícil realizar este método. Todavia, sempre vale a pena tentar – às vezes, um pouco de claridade já basta.

 

 

 

 

 

 

Como tirar manchas amarelas de roupas com vinagre
Você pode usar vinagre de álcool, de maçã ou qualquer outro que preferir – o resultado é o mesmo.

Água e vinagre

Nós já falamos diversas vezes sobre como o vinagre é um ótimo produto de limpeza – como, por exemplo, neste artigo com dicas para eliminar o mofo nos armários de cozinha. E é claro que ele também pode nos ajudar a remover manchas amareladas! Seja em um borrifador ou em uma bacia, uma mistura de vinagre e água pode ser a solução.

Misture 2 xícaras de água com meia xícara de vinagre. Então, você escolhe: pode borrifar a mistura sobre as roupas manchadas, ou fazer uma quantidade maior e deixar as roupas de molho por algum tempo. Mexa constantemente a mistura, e deixe suas roupas submersas por uma hora ou mais antes de lavá-las normalmente.

 

 

 

Como tirar manchas amarelas de roupas com limão
Você pode espremer o limão diretamente sobre a mancha, ou usar uma escova de dentes para aplicar.

Suco de limão em roupas amareladas

Assim como o vinagre, o suco de limão também possui muitas funções fora da cozinha. Ele é um limpador de manchas e clareador natural, graças às suas propriedades ácidas. Basta espremer um limão diretamente sobre a área manchada, e deixar a roupa secar completamente sob o sol antes de guardá-la novamente.

Conclusão

Em resumo, é possível remover manchas amareladas de roupas guardadas a muito tempo com estas 6 dicas infalíveis. Todavia, agora que sabemos a causa destas manchas, fica mais fácil guardar as roupas de maneira correta, e evitar que elas tornem a amarelar. Tenha certeza de lavar suas roupas de acordo com as recomendações da etiqueta, para evitar que mais manchas amarelas apareçam.

1 comentário em “6 Métodos Infalíveis Para Recuperar Roupas Amareladas”

Deixe um comentário