Limpar Sofá Suede: 5 Dicas Caseiras Infalíveis

Os sofás feitos de tecido suede são extremamente lindos e requintados. Eles trazem elegância e sofisticação a qualquer ambiente, sem o mínimo de esforço. Todavia, estes sofás requerem sim um certo esforço na hora da limpeza. Todo mundo sabe que os sofás suede têm uma reputação ruim por conta disso. A verdade é que poucas pessoas sabem como limpar corretamente o tecido suede. Desse modo, é comum encontrar declarações de que o sofá suede é difícil de se manter e de limpar.

Para combinar com seu sofá, não deixe de conferir o catálogo de móveis da Hansen com diversas mobílias para a sala de estar. Lá, você encontra móveis em diversos estilos, desde o minimalista até mesmo o industrial ou o famoso estilo escandinavo. Assim, é possível criar um ambiente super confortável junto de seu sofá suede. Você está considerando investir em um sofá suede, mas não quer ter trabalho na hora de limpar? Ou talvez você já tenha um sofá deste tecido, mas ele está muito sujo e você não sabe o que fazer. Quaisquer que sejam os seus motivos, neste artigo nós trouxemos 5 métodos fáceis para te ensinar como limpar sofá suede de maneira rápida e sem esforço. Sem mais delongas, vamos começar?

 

Dicas para limpar e cuidar de um sofá suede

Como limpar sofá suede do jeito certo
Tente agir o mais rápido possível quando derramar água em seu sofá suede.

1. O que fazer quando molhar o sofá suede

Antes de mais nada, o suede é muito sensível à umidade, e qualquer líquido pode danificar seu estofado luxuoso. Sendo assim, é preciso limpar imediatamente qualquer mancha de água ou outro líquido que entrar em contato com o sofá. Para isso, pressione um pano seco sobre a área para absorver a maior parte de líquido possível. Use um pano úmido para limpar o máximo de resíduo que conseguir. Em alguns casos, vai ser necessário aplicar algum produto tira-manchas específico para o sofá suede. Por isso, quanto mais rápido você agir, mais facilmente a mancha será removida. Depois disso, basta usar seu secador de cabelo para secar o sofá. Essa parte é muito importante – não deixe seu sofá molhado em hipótese alguma.

 

 

Como limpar sofá suede com borracha
A borracha para suede é um investimento muito útil.

2. Como tirar manchas do sofá suede

Em alguns casos, o sofá pode apresentar manchas secas ou antigas. Nesta situação, o melhor a se fazer é esfregar a área manchada gentilmente com uma borracha – isso mesmo, de apagar lápis. Existem modelos de borrachas específicas para o sofá suede. Todavia, as normais de papelaria dão conta do recado muito bem. Depois de “apagar” a mancha, escove a área com uma escova macia. Pode ser que você precise contratar um limpador profissional no caso de manchas de mais difícil remoção. Para manchas de tinta, não deixe de conferir nossa postagem sobre como limpar manchas de caneta do sofá.

3. Como deixar sofá suede com aparência de novo

Se o seu sofá está com uma aparência desleixada, não se preocupe! Temos um método para deixá-lo novo, como um sofá recém saído da loja. Use um pano ligeiramente úmido para esfregar toda a extensão do sofá. Note que o sofá não deve ficar molhado. Sendo assim, o pano deve estar bem pouco umedecido. Isso vai dar um aspecto renovado ao seu sofá. Para uma limpeza mais profissional, invista em um produto de limpeza a seco. Com ele, é só seguir as recomendações de aplicação indicadas no rótulo. Em poucos minutos, você será realizado uma limpeza de alta qualidade no seu bom e velho sofá.

 

Como escovar sofá suede
Escovar o sofá suede é uma parte importantíssima para mantê-lo sempre bem arrumado.

 

4. Escovando o sofá suede

O suede é um tecido que demanda uma escovação regular para manter seu aspecto elegante. Depois de realizar qualquer limpeza no sofá, deixe-o secar completamente. Então, com uma escova própria para o estofado suede, escove-o em um sentido só. A melhor maneira de fazer isso é escovar o suede em movimentos circulares. Não use tanta força. Pressione mais apenas nas áreas que estavam manchadas. Se você tem um animalzinho em casa, esse processo é indispensável.

 

 

5. Produto tira-manchas para sofá suede

Como limpar sofá suede com vinagre
Usar um aspirador de estofados também é uma ótima ideia.

No mercado podemos encontrar diversas opções de produtos de limpeza específicos para o suede. Todavia, independente de qual produto seja, sempre teste-o em uma pequena área do sofá antes de aplicar nele todo. Espere de 15 a 20 minutos para ter certeza que o tecido não irá reagir de maneira inadequada. Siga à risca as instruções de uso no rótulo do produto. Se investir em um produto específico não é uma opção, você pode usar o vinagre como substituto. O vinagre é um higienizador natural, e muito útil em diversos aspectos. Faça uma mistura de vinagre e água em partes iguais. Teste-a do mesmo modo em uma área pequena do sofá. Apesar do vinagre ser um ótimo produto de limpeza, ainda existem materiais que não podem entrar em contato com essa substância ácida. Independente do produto escolhido, sempre seque o sofá depois de limpar. Em hipótese alguma deixe o sofá suede molhado. Use um ventilador ou um secador de cabelo para secá-lo de forma rápida.

 

 

Conclusão

Neste artigo, trouxemos 5 dicas fáceis e rápidas para limpar seu sofá suede. Depois de ler esse post, você já sabe tudo sobre como limpar um sofá suede, como tirar manchas do sofá suede e como deixar o sofá suede com cara de novo. O suede é um tecido muito bonito e luxuoso. Todavia, demanda um certo cuidado na hora de limpar. Por isso, às vezes ele acaba tendo uma reputação ruim. Em resumo, você pode usar vinagre, água e produtos específicos de limpeza para limpar o sofá suede.

Deixe um comentário