5 Ideias de escrivaninha para quarto pequeno

Como escolher escrivaninha para quarto pequeno

Com o atual cenário em que o mundo se encontra, o home-office virou uma realidade em diversas famílias brasileiras. E não apenas ele: o ensino remoto também fez sua chegada, seja no ensino médio, fundamental ou faculdade. Por isso, a necessidade de se ter uma boa escrivaninha ou mesa de escritório em casa foi crescendo cada vez mais. No entanto, não são todos que podem se dar ao luxo de usar um cômodo da casa exclusivamente como escritório ou área de estudos. E é aqui que essas ideias de escrivaninha para quarto pequeno entram.

Seu quarto vai continuar bem espaçado e decorado do seu jeitinho, mas com uma área especial para trabalhar, estudar, desenhar e muito mais. Afinal, a última coisa que queremos é deixar nosso lugar de descanso com uma cara de “dormindo na empresa”. Logo, a escrivaninha precisa ser discreta e bem planejada. A área de estudos não será o destaque do ambiente, apenas um complemento que pode passar despercebido. Seja para aproveitar um espaço sobrando, melhorar a decoração do quarto ou criar uma área de foco e concentração, confira abaixo as 5 melhores ideias de mesa de escritório para quarto pequeno.

 

Escrivaninha branca retrátil multiuso para quarto pequeno
Essa mesa retrátil oferece toda a praticidade que você precisa em um armário multiuso.

1 – Faça a mesa de escritório parecer invisível

Como dissemos acima, a sua escrivaninha não precisa ser o destaque do ambiente – muito pelo contrário. Quando bem instalada e planejada, ela pode até mesmo passar despercebida aos olhos dos visitantes. E na hora de mobiliar um cômodo com dois ambientes, é preciso criar um equilíbrio para que um não domine o outro. No caso de uma escrivaninha no quarto pequeno, nos preocuparemos em manter uma áurea calma e tranquila, que não interfira no seu sagrado descanso. Você não quer que o quarto pareça minúsculo, por isso, é preciso harmonizar as duas áreas.

Analise bem o quarto e identifique qualquer espaço interessante que esteja sobrando. Pode ser ao lado do guarda-roupa, da cama, na janela ou em algum canto da parede, não importa. Em seguida, devemos observar quais os materiais principais da mobília presente no quarto. Se você tem uma cômoda, cama e mesa de cabeceira de madeira, também faz sentido optar por uma mesa de escritório de madeira. Além disso, escolha uma cor idêntica ou parecida com a dos outros móveis, do chão ou das paredes. Lembre-se que as cores claras são as melhores para espaços pequenos.

 

 

 

escrivaninha em L branca
Esse quarto conta com uma escrivaninha em L em um cantinho aos pés da cama.

2 – Acrescente uma escrivaninha ao lado do guarda-roupa

Seja um guarda-roupa de solteiro, casal ou um armário embutido, posicionar uma escrivaninha ao lado dele traz uma sensação de quarto planejado para o ambiente. Prefira sempre o lado mais próximo da janela, e use a mesma regra da seção anterior. Opte por uma mesa de escritório da mesma cor e material que o armário. Neste caso, a mesa de escritório industrial é a pedida perfeita para combinar com o guarda-roupa de solteiro da Hansen. O efeito fica ainda melhor em armários altos e embutidos, que vão do chão até o teto. Isso reforça ainda mais aquela sensação de cômodo planejado.

3 – Posicione a escrivaninha ao lado da janela

Não precisamos nem dizer que uma boa iluminação é essencial para um escritório ou área de estudos, certo? E a luz natural é sempre a melhor das escolhas – quem leu nosso artigo sobre Feng Shui no escritório já sabe. Por isso, o melhor lugar de uma escrivaninha no quarto é em frente a uma janela. Se você é sortudo(a) o suficiente para ter uma janela com peitoril amplo, pode aproveitar todo aquele espaço como uma mesa embutida. Apenas certifique-se de que seu notebook, impressora e outros materiais estarão em segurança próximos à janela. Mantenha-a sempre fechada, para o caso de ventanias ou temporais. Além disso, se for uma janela de frente para a rua, vale investir em trancas e cadeados.

 

 

escrivaninha industrial com prateleira para quarto pequeno
Em alguns modelos de mesa de escritório industrial, você já pode encontrar nichos e prateleiras embutidas.

4 – Incorpore uma mesa de escritório na estante

Outra forma de criar essa sensação de móvel planejado é incorporar a escrivaninha na estante da casa. A maioria dos modelos de mesa de escritório simples pode ser encaixado com facilidade ao lado de uma estante da Hansen. Se você tiver prateleiras na parede do quarto, também pode instalar a escrivaninha logo abaixo. Em quase todas as estantes para livros e para sala da nossa seleção, você consegue remover e reposicionar as prateleiras da forma que preferir. Assim, você consegue criar o local perfeito para encaixar uma mesa ou peças do computador em segurança, e economizar espaço e dinheiro.

5 – Esconda a escrivaninha em uma porta do guarda-roupa

Se você tem um closet ou armário embutido, pode aproveitar uma porta vazia ou um espaço sobrando para construir uma mesa escondida ali dentro. Na maioria dos guarda-roupas embutidos, é comum ter uma porta com uma ampla superfície em uma altura não tão elevada, com algumas gavetas ou talvez um espaço para os sapatos logo abaixo. Coincidentemente, ela tem o tamanho perfeito para instalar uma cadeira logo em frente e aproveitar a superfície como mesa. Além disso, você também pode usar as gavetas para guardar grampeadores, tesouras, documentos e toda a papelada que precisar. Se tiver um espaço para usar como sapateira, você pode usar uma caixa organizadora para ampliar ainda mais o armazenamento de forma organizada, ou aproveitar a área para posicionar o gabinete do computador.

Deixe um comentário