5 Dicas Para Decorar Mesa de Aniversário

Festas de aniversário são eventos importantes que marcam a memória de cada um. Uma boa festa tem o poder de se tornar uma lembrança maravilhosa, que vai nos acompanhar durante anos a fio. Além de boas comidas e boas companhias, existe outro ponto crucial para planejar uma festa de aniversário de sucesso: a decoração. A decoração, juntamente do bolo e dos docinhos, é a parte mais importante de todo o evento. Balões pela sala, decorações pela parede, e o mais importante: a mesa do bolo.

É fato que a decoração da mesa deve ser impecável. Quando bem feita, ela é capaz de encantar e cativar todos os convidados, proporcionando uma festa calorosa onde ninguém quer ir embora. Por outro lado, quando mal executada, uma decoração ruim tem o poder de arruinar toda a festa. Pensando nisso, nossa redação separou 5 dicas infalíveis para se ter em mente na hora de decorar sua festa. Por isso, se você quer saber o que colocar na mesa de aniversário para ter uma decoração deslumbrante e impecável, continue lendo!

 

 

1. Defina o tema e a paleta de cores

Como montar paleta de cores mesa de aniversário
O elemento principal é essa mesa azul, mas existe toda uma paleta de tons que combinam entre si para a decoração.

Em primeiro lugar, o mais importante de tudo é definir um tema para o aniversário e uma paleta de cores a ser seguida. Quando falamos em tema, não estamos falando apenas de festas infantis. Festas de aniversário de adulto também deveriam ter temas, mas diferente do que você está imaginando. Uma festa de aniversário temática não significa ter um boneco em tamanho real do seu seriado favorito.

O tema é importante para definir a ambientação da festa: pode ser um tema com clima praiano, algo mais rústico, uma festa sofisticada, e por aí vai. Além do tema, a paleta de cores é extremamente importante para a decoração. Defina uma paleta que converse com a temática escolhida, e siga-a fielmente durante o processo decorativo. Por exemplo: uma festa com uma temática voltada para maturidade e elegância combina perfeitamente com as cores preta, branca e cinza.

 

Como decorar mesa de aniversário com flores e folhas
Essa mesa é simples e pequena, mas muito bem decorada graças aos arranjos com flores e folhas.

 

2. Flores e folhagens: definitivamente essenciais

Não importa se o aniversário é feminino, masculino ou infantil: elementos naturais, como folhas e flores, são sempre bem-vindos. Eles acrescentam beleza e volume à mesa de aniversário, então não esqueça de montar um belo arranjo. Para definir o tipo e a quantidade de flores, é preciso acompanhar o tema do evento e também o tamanho da mesa. De qualquer modo, tenha ao menos 2 belos vasos naturais, um em cada lado da mesa de aniversário.

Se não quiser usar vasos, você pode optar por uma guirlanda na parede. Existem diversos tipos e modelos de guirlanda para inovar na decoração. Além disso, uma tendência que está super em alta são as folhas e flores dispostas diretamente sobre a mesa. O resultado é extremamente lindo e charmoso, fazendo uma união perfeita entre o rústico e o sofisticado.

 

 

 

 

 

 

Como decorar mesa de aniversário
Este é um ótimo exemplo para ilustrar: repare em quantos tamanhos e formas diferentes podemos encontrar na imagem.

3. Use vários tamanhos e dimensões

Antes de mais nada, é importante ter uma mesa de jantar decorada com objetos de diferentes dimensões. Uma mesa com itens todos da mesma altura e tamanho, por exemplo, fica incrivelmente monótona e sem-graça, por mais ousada que seja a decoração. Você pode variar no tamanho dos seguintes objetos: vasos e arranjos florais, no tamanho do bolo e dos docinhos, nos pratos e bandejas onde eles serão posicionados e em diversos outros itens da decoração.

Existem vários modelos de bandejas com três ou mais andares, para posicionar todos os docinhos e aperitivos do aniversário. Um prato alto para deixar o bolo em destaque também é sempre uma boa ideia. Se achar que a mesa está básica demais, pode acrescentar algumas caixas ou tigelas decoradas com mais comidinhas dentro, como cookies, por exemplo.

 

 

 

Como decorar a parede da mesa de aniversário
Uma estante com vários nichos pode ser posicionada atrás da mesa para uma decoração interessante com diversos elementos.

4. Balões, bandeiras e decorações de parede

Aqui, vale a mesma dica das folhas e folhagens: siga o tema e a paleta de cores definida para a festa. No mais, apenas deixe a criatividade fluir! Use pompons, balões e bexigas, guirlandas, bandeiras, quadros, origamis… as opções são realmente infinitas. Ao invés de decorar a casa toda e todas as paredes, deixe a parede da mesa do bolo como destaque. Se preferir, também pode definir uma parede da casa como a parede de fotos: um espaço completamente decorável para que os convidados possam tirar selfies e fotos para o Instagram.

E não se esqueça de usar elementos brilhantes e reluzentes – glitter nunca é demais! Independentemente do tema e da idade do aniversariante, sempre existe uma decoração brilhante perfeita para a festa. Serpentinas e confetes metalizados, por exemplo, são uma ideia ótima que combina com qualquer decoração.

 

 

 

Copo prato canudo e papel descartável metalizado para aniversário
Este conjunto de pratos, copos, guardanapos e canudos metalizados fica incrível sobre a mesa de aniversário.

5. Pequenos detalhes

Decorar uma mesa de aniversário não quer dizer gastar horrores com decorações que você vai usar uma vez e jogar no lixo depois. Procure pela casa objetos que estejam dentro da paleta de cores determinada, e use-os no cômodo onde será a festa. Além disso, sempre existe um bom DIY decorativo para qualquer ocasião. Chapéus de festa, apitos e línguas de sogra, pratos, copos e talheres descartáveis também são elementos que agregam muito valor à decoração, quando não estão sendo utilizados. Eles costumam ser bem acessíveis no geral, e existem diversos modelos disponíveis.

Conclusão

Em suma, existem 5 pontos cruciais para ter uma boa decoração de aniversário. É importante ter um tema e uma paleta de cores bem definida, já que é isso que coordena o restante da decoração. Elementos naturais como flores e folhas são sempre bem-vindos, e agregam valor a qualquer festa. Em seguida, é importante ter várias dimensões na mesa de aniversário, para proporcionar uma decoração interessante e visualmente atrativa. As decorações de ambiente e de parede também não podem ficar de fora, assim como os pequenos detalhes. Enfim, seguindo todas essas dicas, seu próximo aniversário vai ser incrivelmente lindo. A mesa do bolo será o elemento principal, e todos os convidados vão ficar apaixonados pelo trabalho que você fez com o ambiente.

Deixe um comentário