5 Decorações essenciais para sala de jantar

Claro, uma sala de jantar pode não ser tão importante como, digamos, uma sala de estar ou um quarto. E, sim, a maioria das casas ou apartamentos não tem um cômodo específico para a sala de jantar. No entanto, seja uma sala de jantar formal, uma sala de jantar em dois ambientes ou apenas algumas banquetas no balcão da cozinha, não importa. Toda área de jantar merece uma boa decoração. Para ajudar, perguntamos aos nossos designers de interiores favoritos sobre as melhores decorações para sala de jantar. Felizmente, de acordo com os especialistas em design de interiores, existem apenas 5 pontos-chave para ter uma sala de jantar fabulosa.

 

1 – A mesa de jantar

mesa de jantar branca na sala de jantar branca

Está decorando uma sala de jantar do zero? Comece com uma mesa de jantar, é claro. Afinal, a sua sala de jantar é para jantar, portanto, precisa de uma superfície ampla e resistente para comportar os deliciosos pratos caseiros que você prepara. Essa é a decoração mais importante para sala de jantar. Embora as mesas de jantar estejam disponíveis em muitos tamanhos, estilos e materiais, é importante encontrar uma opção que funcione com a sua rotina diária e com a sua casa.

“Só porque quer a opção de se sentar 10 não significa que precise de uma mesa de 10 lugares no dia-a-dia”, explica Alessandra Wood, especialista em design de interiores e Vice-presidente de Estilo Modsy. “Use mesas extensíveis para receber convidados em casa sem comprometer todo este espaço diariamente. Você não quer arruinar as decorações para sala de jantar com uma mesa grande demais.”

“Considere uma mesa de jantar quadrada se as proporções forem adequadas ao seu quarto”, argumenta o CEO e fundador da Hansen Móveis.  “As nossas mesas de jantar quadradas grandes nasceram da frustração de um cliente. Segundo ele, muitos convidados acabavam excluídos ou isolados nas pontas de uma mesa retangular. Por isso, não se desespere: oferecemos agora mesas de jantar redondas e quadradas com um amplo espaço para todos os seus amigos.”

 

2 – Cadeiras de jantar

A menos que prefira fazer todas as suas refeições em pé, é impossível desfrutar de uma boa mesa de jantar sem um ótimo conjunto de cadeiras. Mas que tipo de cadeiras de jantar você deveria comprar? Bem, depende da sua estética e das suas necessidades de conforto.

Top tips on how to pick out the right dining chair | The Block Shop

“As cadeiras podem ser neutras ou podem ter o fator ‘uau’ doi ambiente”, diz Laurie Blumenfeld-Russo, da Laurie Blumenfeld Design. “Tudo depende das suas preferências de design. Particularmente, gosto de misturar e combinar o estilo da cadeira com o estilo da mesa. Contudo, nem sempre elas precisam combinar”.

Não importa o estilo que você escolha, é importante escolher cadeiras que sejam realmente confortáveis. “Já estive em muitos jantares onde minha coluna começou a reclamar antes mesmo do prato principal”, compartilha o designer de interiores John McClain. “Escolha uma cadeira estofada e uma cadeira com braços para oferecer o máximo conforto a você, sua família e seus convidados.”

 

tapete na sala de jantar de madeira

3 – Um tapete

Sabemos o que você está pensando: ter um tapete na sal de jantar é pedir para se estressar. Qualquer pessoa desastrada pode acabar derrubando vinho ou molho de tomate na tapeçaria. Contudo, de acordo com a Virginia Toledo e a Jéssica Geller, o tapete é uma peça essencial em qualquer sala de jantar.

“As pessoas olham para nós como se estivéssemos loucas quando sugerimos um tapete como uma das decorações para sala de jantar.”, a dupla da empresa Toledo Geller compartilha. “Contudo, ele é absolutamente necessário. Ainda mais em uma área com piso e mesa de jantar de madeira. A tapeçaria cria um contraste muito bem-vindo, além de separar visualmente estas duas superfícies de madeira.” 

Quando se trata de escolher o tapete perfeito para o seu espaço, é uma boa ideia comprar um tapete que seja prático e durável. “Sugiro sempre aos clientes que escolham o tapete da sala de jantar com base na facilidade em deixá-lo limpo”, diz o designer de interiores Laurence Carr.

 

 

Transitional Dining Room Design Ideas, Inspiration & Images - September  2022 | Houzz IN4 – Espaço de armazenamento

Seja para manter as louças chiques da sua avó em segurança, ou para guardar sua coleção de garrafas de vinho, não importa. É essencial ter um móvel de armazenamento na sala de jantar. Você pode optar por armários, cristaleiras ou até mesmo aparadores. Eles podem servir tanto para decorar quanto para armazenar itens longe dos olhos curiosos das visitas. 

Sua sala de jantar é pequena demais para um móvel extra? Não se preocupe, existem diversas soluções! Uma mesa de canto, por exemplo, é um móvel pequeno, contudo, capaz de criar um bom espaço de armazenamento. Se não tiver espaço para um aparador comum, pode optar por um aparador bar.

5 – Iluminação

Por último, mas não menos importante, temos a iluminação. É provável que você passe muito tempo na sala de jantar após o pôr-do-sol. Por isso, é crucial ter uma boa iluminação na área, tanto uma boa luz de teto quanto lampadas de chão ou de parede. “Nenhuma sala de jantar está completa sem uma iluminação”, diz o designer de interiores Kendall Wilkinson. “Contudo, o equilíbrio é importante. Por isso, escolha luminárias que não fiquem desproporcionais em relação à mesa e ao ambiente.” 

Deixe um comentário