3 Métodos Infalíveis Para Limpar Mancha de Caneta no Sofá

Se você tem uma criança louca por desenhos, ou um cônjuge louco por palavras cruzadas, muito provavelmente você também tem um sofá com manchas de caneta esferográfica. Até você pode ter manchado, perdendo tampas de canetas e riscando o acolchoado sem querer. E não para por aí! Podem haver manchas de caneta em diversos outros móveis da sala, como por exemplo na mesa de centro onde as crianças fazem a lição de casa. Tinta de caneta: difícil de esconder, e mais difícil ainda de limpar. Seja caneta esferográfica, permanente ou canetinha de colorir, manchas de tinta de caneta são uma dor no coração de quem preza por uma casa limpa e bem organizada.

Se você já tentou limpar manchas de caneta antes e não teve sucesso, não se desespere. Neste artigo nós separamos 3 métodos infalíveis, testados e aprovados por especialistas, que garantem um sofá limpo novamente. Antes de mais nada, é importante encontrar a etiqueta do sofá e identificar quais os métodos de limpeza aceitos pelo tecido. Na etiqueta, você provavelmente encontrará vários símbolos diferentes, cada um com seu significado particular. Para descobrir o que cada símbolo significa, confira esta imagem. Após conferir a etiqueta, é hora de saber como tirar mancha de caneta do sofá – então, continue lendo!

 

 

 

 

Como tirar mancha do sofá com álcool
Não confunda o álcool isopropílico com o álcool 70%.

1. Como tirar mancha de caneta do sofá com álcool

Muitas vezes é necessário um produto de limpeza potente para remover as manchas mais drásticas. Felizmente, o álcool isopropílico consegue limpar as partes mais profundas do tecido, sem danificar o exterior do sofá. Ele ainda é um ótimo produto de limpeza para aço inox, e um poderoso desinfetante caseiro. Todavia, é importante utilizar o próprio álcool isopropílico, também encontrado como álcool absoluto, álcool 100% ou álcool 99%. Você pode encontrá-lo nas farmácias, em alguns supermercados e na internet.

Materiais:

  • Um pano limpo ou um rolo de papel toalha
  • Álcool isopropílico

Tutorial:

  1. Antes de mais nada, se a mancha ainda estiver úmida, dê leves batidinhas com o pano para secá-la – não esfregue, ou poderá acabar manchando mais ainda.
  2. Primeiramente, aplique um pouco de álcool isopropílico em uma pequena área do sofá, e aguarda para ver se o tecido irá desbotar ou sofrer qualquer outra reação indesejada; se tudo funcionar de acordo, podemos passar para o próximo passo.
  3. Então, aplique um pouco de álcool em um pano limpo, e pressione sobre a mancha continuamente, até que o tecido pare de absorver tinta; se necessário, use dois panos para continuar absorvendo tinta sem manchar mais o sofá.
  4. Em seguida, umedeça um pano limpo com água e esfregue o sofá para que o álcool seja removido.
  5. Repita o processo até a mancha sumir.

 

 

 

Como tirar mancha de caneta do sofá com vinagre
Existem até mesmo vinagres específicos para limpeza.

2. Como tirar mancha de caneta do sofá com vinagre

O vinagre provavelmente é uma solução universal para qualquer tipo de limpeza. Neste caso, damos preferência para o vinagre branco, mas você pode usar o que tiver em casa. Ele pode ser usado para limpar até sofás de couro e móveis de madeira, como sua mesa de canto.

Materiais:

  • Detergente neutro
  • Vinagre branco
  • Água
  • Panos limpos

 

Tutorial:

  1. Em primeiro lugar, siga as etapas “1” e “2” do método com álcool isopropílico.
  2. Em seguida, prepare a sua mistura mágica com 1 colher de sopa de detergente, 2 colheres de sopa de vinagre e 250ml de água.
  3. Da mesma forma como no passo “3” do método anterior, pressione sobre a mancha para que a tinta seja absorvida pelo pano.
  4. Em seguida, com um pano úmido, limpe a região afetada. Se a mancha ainda estiver visível, repita o processo ou parta para o próximo método.

 

Como tirar mancha de caneta do sofá com laquê
Você sabia que os sprays de cabelo também podem ser usados na hora da limpeza?

3. Como tirar mancha de caneta do sofá com laquê

Você sabia que o laquê serve para muitas outras coisas do que só manter seu penteado no lugar? É isso aí – nada de gastar uma fortuna com produtos de limpeza. Dessa vez, você só vai precisar do laquê e de um pano limpo, então vamos pular direto para o tutorial. Ah! Certifique-se de usar um laquê à base de álcool.

Tutorial:

  1. Primeiramente, aplique o laquê diretamente sobre a mancha fresca. Se ela estiver seca, você precisará esperar mais tempo para o laquê fazer efeito.
  2. Aguarde cerca de 30 segundos.
  3. Então, limpe a tinta com um pano úmido – simples assim!

Pode ser que, mesmo após estes métodos, a mancha não tenha saído. Se este for o caso, considere fazer uma limpeza a seco no sofá. Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas o resultado é garantido. Em resumo, existem três métodos fáceis para se remover manchas de caneta do sofá: com álcool isopropílico, com vinagre branco e com spray de cabelo à base de álcool. São maneiras fáceis e rápidas, que irão resolver seu problema em questão de minutos!

Deixe um comentário