13 Dicas Para Decorar a Mesa de Centro da Sala de Estar

A mesa de centro é um dos móveis mais funcionais da sala de estar – senão o mais funcional de todos. Afinal, ela é estrategicamente posicionada em frente ao sofá para servir como descanso de copos e apoio de pés. Todavia, a mesa de centro serve para muito mais além da utilidade. Ela possui, na verdade, um alto potencial decorativo. Isso pode ser usado para transformar todo o visual da sala de estar. Além disso, contribui muito para a decoração do ambiente.

É claro que decorar a mesa de centro não é tão simples assim. Muitas pessoas não sabem o que colocar na mesa de centro da sala de estar. E, de fato, é preciso planejar bem a decoração para não ter um resultado cafona ou descoordenado. Por isso, no artigo de hoje vamos trazer 13 inspirações de decoração para mesa de centro. Não importa se é uma mesa de centro redonda, quadrada ou retangular. Toda mesa de centro merece uma boa decoração.

 

Conjunto de mesa de centro de madeira industrial decoração fácil
Os conjuntos de mesa de centro são extremamente fáceis de decorar.

1 – Varie a altura da decoração

A dica principal para uma decoração visualmente bonita e interessante é a diversidade. É muito importante variar tanto na altura quanto no formato e na textura das decorações. Uma alternativa fácil é fazer uma pilha de livros, e complementar com um vaso alto ou um candelabro. Para isso, a mesa de centro branca é perfeita, já que ela dá destaque a toda e qualquer decoração com facilidade.

2 – Pense fora da caixa

Ao invés de optar por uma mesa de centro grande e larga, por que não usar um conjunto modular de mesas de centro? Este conjunto com três mesas, por exemplo, é um móvel super autêntico e diferenciado. Com ele, fica fácil decorar: basta posicionar um vaso ou uma escultura em cada mesa. O design do conjunto já faz todo o resto do trabalho.

 

 

 

Mesa de centro industrial de madeira com nicho em chapa expandida decoração sala de estar
Essa mesa de centro com chapa expandida já traz um charme por si só.

3 – Pequena e poderosa

Se você está usando uma mesa de centro compacta, por exemplo, precisa de decorações que harmonizem com o tamanho da mesa. Para isso, apenas um pequeno vaso de flores ou um conjunto com três velas é suficiente. Se quiser incrementar um pouco, também pode usar uma bandeja metalizada ou colorida.

4 – Amplie o armazenamento

Por que não escolher uma mesa de centro com capacidade de armazenamento? Um ótimo exemplo é esta mesa de centro industrial com nicho de chapa expandida. Você pode usar ambas as superfícies da mesa para decorar, e aproveitar o nicho central para guardar uma coleção de revistas. Ter revistas na sala de estar é ótimo para manter os convidados entretidos.

 

 

 

 

Mesa de centro redonda com decoração vasos suculentas
Um conjunto de vasos de suculenta é a decoração ideal para qualquer móvel.

5 – Dê um toque verde

Nada substitui uma flor ou planta viva como decoração da sala de estar. Se você gosta de plantas mas não tem o dom da jardinagem, não se preocupe! Aposte num vaso de cactos ou suculentas. Eles são super fáceis de cuidar, raramente precisam de água e vão fazer a diferença na sua sala de estar. As mesas de centro industriais recebem plantas naturais muito bem.

6 – Empilhando

Uma maneira fácil de trazer altitude e variedade à decoração é fazer uma pilha de livros – como dito na primeira dica. Agora, vá além: posicione sobre a pilha de livros um vaso ou uma pequena escultura. Faça duas ou três pilhas de alturas diferentes, e posicione decorações extra por cima para dar o toque final.

 

 

 

Decoração mesa de centro de madeira com trilho de mesa
Os trilhos de mesa combinam com qualquer mesa de madeira.

7 – Trilho de mesa

Se você tem uma mesa de centro de madeira, por exemplo, vai fazer bom uso de um trilho de mesa. Os trilhos são semelhantes às toalhas, porém mais estreitos: eles lembram uma faixa que passa por toda a mesa. Um trilho bem decorado com que combine com a paleta de cores da sala são as melhores opções.

8 – Ilumine o ambiente

Iluminação nunca é demais, especialmente quando falamos de decoração. Lanternas, luminárias e abajures são sempre uma ótima ideia para decorar a mesa de centro. Uma mesa de centro preta com várias velas fica perfeita, assim como uma luminária vintage ou diferentona.

 

 

 

 

Conjunto de velas e esferas decoradas para mesa de centro da sala de estar
Este conjunto com candelabros e esferas decoradas é perfeito para a mesa de centro.

9 – Agrupe itens iguais

Tem um conjunto de esculturas ou vasos? Ou talvez você seja um colecionador de moedas antigas, ou qualquer outro item. Não importa: se você tem algum conjunto em casa, é hora de exibi-lo na mesa de centro. Além de servir como decoração, vai ser uma fonte de assunto entre todas as visitas que forem até sua casa.

10 – Tente uma bandeja

As bandejas são ótimas para uma decoração simples e funcional. Além de embelezarem a mesa de centro, elas vão ser úteis como descanso de copos. Se preferir, também pode usar as bandejas para agrupar uma decoração que esteja muito espalhada ou desconexa. A bandeja é um elemento muito interessante, capaz de harmonizar todas as decorações.

 

 

Decoração simples mesa de centor sala de estar vaso planta
Muitas vezes, um pequeno vasinho natural é tudo o que você precisa.

11 – Incorpore a natureza

Como você já sabe, elementos naturais são muito bem-vindos na decoração. Além das plantas, você pode usar esferas de madeira, sementes secas ou pinhas agrupadas em uma tigela decorada ou vaso transparente. Pegue um vaso comprido de vidro, por exemplo, e encha-o com cascalhos ou lascas de madeira, e incorpore flores secas ou galhos em meio à decoração.

12 – Menos é mais

Na dúvida, mantenha a decoração simples. Muitas vezes, um singelo vaso florido pode ser suficiente para dar outra cara à sala de estar. Da mesma forma que um trilho decorado, por exemplo, pode trazer vida para o ambiente.

 

Conjunto de vasos para decoração decorar mesa de centro da sala de estar
Quer decoração mais clássica que um par de vasos?

13 – Decoração em dobro

Sua mesa está bem decorada, mas parece vazia demais? Use um par de vasos decorativos, ou duplique sua decoração atual. Qualquer item em dobro já ocupa o espaço muito bem. Além disso, decorações em pares são muito harmônicas no geral.

Deixe um comentário